No seguimento de portas e janelas as esquadrias em alumínio apresentam grande longevidade devido à resistência a corrosão, um atributo do alumínio que se complementa com os tratamentos de superfície, como anodização ou pintura. A durabilidade é um fator determinante para sua recomendação em prédios e residências, uma vez que a manutenção das edificações é cada vez mais normalizada e as esquadrias com outros materiais não tem como ponto forte a vida útil do mesmo. Presente há muitos anos nos mercados nacionais e europeus, o alumínio é a matéria prima líder no segmento de esquadrias para a construção civil.
O alumínio tem como ponto forte a versatilidade, atendendo os mais exigentes projetos arquitetônicos.
A variedade de apresentações do alumínio permite ao arquiteto explorar de forma criativa sua combinação com outros elementos da edificação, destacando-se por sua estética, harmonia de tons e volumes, que produzem um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno. A baixa manutenção exigida pelos caixilhos de alumínio é um fator econômico que deve ser levado em conta no investimento inicial do imóvel. Além disso, do ponto de vista de limpeza, sua manutenção também se resume à água e sabão neutro.
As esquadrias em alumínio oferecem soluções de muito bom desempenho nos quesitos vedação à água e ao ar, atendendo a norma ABNT 10821, que estabelece o desempenho mínimo exigível.